A hipnose é um estado mental de concentração altamente concentrada , consciência periférica diminuída e sugestionabilidade aumentada. Existem inúmeras técnicas que os especialistas empregam para induzir esse estado. Aproveitando o poder da sugestão, a hipnose é frequentemente usada para ajudar as pessoas a relaxar, diminuir a sensação de dor ou facilitar algumas mudanças comportamentais desejadas .
Os terapeutas produzem hipnose (também conhecida como hipnoterapia ou sugestão hipnótica) com a ajuda de imagens mentais e repetições verbais suaves que facilitam o paciente a entrar em estado de transe. Uma vez relaxadas, a mente dos pacientes fica mais aberta a mensagens transformadoras.
Nem toda gente é igualmente hipnotizável. Usando técnicas de imagem cerebral, os pesquisadores descobriram diferenças nos padrões de conectividade cerebral entre aqueles que respondem à indução hipnótica e aqueles que não. A distinção aparece no hipnotizável como co-activação aumentada entre o centro de controle executivo no córtex pré-frontal e outra parte do córtex pré-frontal que sinaliza a importância, ou relevância, dos eventos.
Os usos da hipnose
Ao contrário da crença popular , os seres humanos permanecem completamente acordados durante a hipnose e geralmente lembram as suas experiências. De facto, a pessoa comum entra num estado hipnótico duas vezes por dia sem sequer se aperceber.
Sob a orientação de um profissional, a hipnose pode ser usada para aliviar a dor, tratar doenças auto-imunes, combater fobias e eliminar processos adictivos, como fumar e disfunção alimentar. A hipnose também pode ajudar a lidar com estados emocionais negativos, como stress e a ansiedade , além da dor, fadiga, insónia , distúrbios de humor e outras perturbações emocionais.
Hipnoterapia
Hipnoterapia é hipnose guiada , ou um estado de foco e concentração semelhante ao transe, alcançado com a ajuda de um hipnoterapeuta. Esse estado de transe é semelhante a ser completamente absorvido num livro, filme, música ou até mesmo em pensamentos ou meditações. Nesse estado, o indivíduo pode voltar completamente a sua atenção para encontrar e utilizar profundamente os recursos naturais que pode ajudá-lo a fazer mudanças ou recuperar o controlo em determinadas áreas da sua vida.
Quando é usada
Como a hipnoterapia é uma forma de terapia, usada isoladamente ou juntamente com outras formas de tratamento psicológico, como a Psico-Acupunctura, tem aplicações holísticas tratando o corpo, a mente e o espírito.
A hipnoterapia pode ser usada para tratar ansiedade , fobias, abuso de substâncias, incluindo tabaco, disfunção sexual, comportamentos espontâneos indesejáveis e maus hábitos. Pode ser aplicada para ajudar a melhorar o sono, distúrbios de aprendizagem, comunicação e problemas de relacionamento. A hipnoterapia ajuda ainda no controlo da dor e na resolução de condições médicas, como distúrbios digestivos, problemas de pele e efeitos colaterais gastrointestinais da gravidez e quimioterapia.
O que esperar
Embora existam técnicas diferentes, a hipnoterapia clínica geralmente é realizada num ambiente calmo. O terapeuta encaminha o indivíduo para um estado relaxado e concentrado ao qual pedirá que pense sobre experiências e situações de maneiras positivas que vão ajudar a mudar a maneira como pensa e se comporta. Ao contrário do que se pensa da hipnose, esta não induz inconsciência, não se adormece ou se fica de qualquer maneira fora de controlo. O terapeuta dá sugestões, mas cabe a cada um decidir se deve ou não agir sobre elas, ou seja, o indivíduo está pleno das suas funções e dos seus actos e no controlo da terapia. O terapeuta será o co-piloto da viagem ao “self” do indivíduo.
O que procurar num hipnoterapeuta
Procure um hipnoterapeuta que seja credenciado e membro de uma associação nacional de reconhecido prestígio. Além de se procurar qualificações, também deve procurar um hipnoterapeuta onde se sinta confiante e confortável num relacionamento terapêutico.
Comments