De que forma funciona a Acupunctura?
Desde sempre a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) atribuiu importância relevante das funções orgânicas com os processos mentais.
Na MTC o Yin e o Yang são considerados os símbolos que definem o estado físico e mental do indivíduo em todas as sua variáveis. É um método simplista que explica a complexidade do ser humano.
As doenças e os processos mentais são explicados pela MTC pela desarmonia ou desequilíbrio das energias que movem o ser humano.
Organicamente, o Yin representa os órgãos internos, define a debilidade, o frio, o interior, etc. Nos processos mentais define a incapacidade de agir, de tomar decisões, de procrastinar, etc. Nos processos espirituais, surge a depressão, a reclusão, a apatia, etc.
Organicamente o Yang representa as vísceras, define o acção desmedida, o calor, o exterior, etc. Nos processos mentais define a precipitação, entusiasmo excessivo, etc. Nos processos espirituais surge a exaltação, a hiperactividade, psiquismo exacerbado, etc.
Os orientais têm uma estrutura bem definida na forma e no conteúdo que explica a génese e o percurso energético e mental do ser humano a que deram o nome de “Três Tesouros” ou “Sanbao”.
O “Jing”, o primeiro tesouro, representa a essência, a ancestralidade e a genética do ser humano. A genética define as características do ser humano como a altura, a estrutura, a cor, o género, etc. Pode ainda, de acordo com a crença oriental, transmitir também as emoções contidas na concepção, durante a gravidez e o parto em si mesmo.
O “Qi” ou energia vital, representa a energia adquirida logo após a nascença e que se vai renovando ao longo da vida. Esta “energia” sendo adquirida, vai originar a formação de outras energias que estão associadas a vários órgãos do corpo humano.
O “Shen” ou espírito é o terceiro tesouro que encerra a parte mais subtil do ser humano que são as suas emoções. Emoções essas que estão intrinsecamente relacionadas com os órgãos do corpo.
A relação funcional dos órgãos e vísceras e a sua intrincada interacção é representada pelos “Cinco Elementos” ou “Wu Xing”.
A interacção orgânica é representada por um ciclo de geração e controlo entre os órgãos internos tendo sempre o seu apoio, que segue um ciclo idêntico, no par energético correspondente ou seja nas vísceras.A disfunção destes órgãos desencadeia sempre processos patológicos tanto do foro físico como mental.
Todos já experienciamos em primeira mão a acção da mente gerando perturbação orgânica. Por exemplo ir ao dentista, ir responder ao primeiro emprego, a primeira paixão, o primeiro filho, etc. Todos estes eventos tiveram sempre uma resposta física como a “dor de barriga”, calafrios, suores, batimento rápido do coração, diarreias, vómitos, etc. No entanto também aconteceram fenómenos mentais como a ansiedade, o medo, alegria esfuziante, insónia, pânico, etc.
Pegando em todos estes fenómenos acabamos por perceber que há uma relação directa de pelo menos uma emoção com um órgão ou de uma disfunção orgânica que gera uma perturbação mental.