Todas as pessoas são hipnotizáveis?
A resposta é sim, todas. Considerando que a hipnose ocorre na vida diária, todas as pessoas são hipnotizáveis em algum momento, em alguma situação e em certas circunstâncias.
Acho que não estava hipnotizado porque me consigo lembrar do que o terapeuta falava.
Durante a hipnose as pessoas estão conscientes do que está acontecendo no meio ambiente em torno, e com a atenção concentrada no hipnólogo e na sua voz. Elas podem lembrar de muitas coisas, podem lembrar de poucas coisas ou não lembrar de nada. O fato de lembrar das palavras do médico apenas significa que ela prestou atenção nas palavras e memorizou.
Pode-se hipnotizar uma pessoa contra a sua vontade?
Não. O pressuposto é que qualquer pessoa que recorra a um hipnoterapeuta está consciente de que vai submeter-se a uma terapia de hipnose e que a mesma só ocorrerá pela sua vontade.
Pode, sob hipnose, uma pessoa fazer alguma coisa contra a sua vontade?
Tal como no consultório do médico, do dentista ou do psicólogo, essa questão deixa de existir porque a hipnose só é feita com o consentimento do paciente, e ambos, profissional e paciente concordam com o mesmo objectivo.
Pode, uma pessoa hipnotizada, cometer um delito?
A pessoa hipnotizada confia no hipnoterapeuta, entendendo que o mesmo não a induzirá a cometer um delito, e assim poderia cumprir algumas sugestões de delito.
A pessoa que devido a sua moral, os seus sentimentos, a sua maneira de ser e a sua vontade, não praticaria um delito. Então, mesmo quando hipnotizada, se fosse transmitida a sugestão para cometer um delito, não o cometeria.
Ao eliminar um sintoma pela hipnose, aparecerá outro em substituição?
Não. Sempre que um sintoma é eliminado pela hipnose, por exemplo a pessoa que teve agorafobia, a fobia eliminada é substituída pela segurança de sair de casa.
O que ocorre para o paciente se durante a hipnose, subitamente, o hipnoterapeuta ficar em silêncio e sem comunicação não-verbal com ele?
Na eventualidade do paciente ser abandonado pelo hipnoterapeuta, o que não ocorre na prática clínica, o paciente pode sair da hipnose, porque durante todo o tempo ele está consciente e perceberá que ficou sozinho.
Pode, o paciente após a hipnose, conduzir o seu carro?
Normalmente após o fim formal da hipnoterapia o paciente deverá permanecer no consultório por mais uns 5 a 10 minutos, permitindo tempo para que todo o seu sistema motor volte ao tônus normal, e para que as suas reações estejam adequadas. Então ele pode conduzir. Quando se manipula material traumático, por vezes, pedimos que venha acompanhado e o acompanhante deverá conduzir.
Quanto tempo demora uma pessoa ser hipnotizada na primeira vez?
O tempo é extremamente variável de pessoa para pessoa, dependendo do momento, das expectativas do paciente, da situação, da técnica e do hipnoterapeuta. Em geral, a maioria das pessoas entra em hipnose formal durante a primeira consulta realizada com esse objectivo.
A hipnose pode criar novas habilidades numa pessoa?
As pessoas com alta capacidade hipnótica por meio da hipnose podem utilizar suas normais habilidades de uma maneira mais controlada. A hipnose não produz nenhuma nova habilidade, mas facilita o uso e o desenvolvimento das habilidades existentes, e isso é de significativo valor. O que chamamos hipnose serviria para catalogar um conjunto de procedimentos e técnicas que potencializam certas capacidades preexistentes nas próprias pessoas.