Terapias da Mente

19 de mar de 20211 min

Preciso de ajuda…

"Estou cansada, atingi o limite das minhas forças. Estou cansada de remar sozinha, de aparentar poder cuidar de tudo e não dar conta de mim mesma. Preciso de um salva-vidas, uma mão amiga que possa e queira guiar-me."

Existem momentos que são assim, nos quais não existe outra opção além de pedir apoio, e aceitar uma ajuda que nos permita lidar com os nossos problemas a partir de outro ponto de vista.

Diz-se que todas as pessoas infelizes têm uma coisa em comum: a amargura. No entanto, nem todas as amarguras têm a mesma distinção, nem o mesmo contexto. Existem pessoas que transformam esse mal-estar, engolindo essa infelicidade até acumular muitas pedras, as dos pesares, dos rancores, do mau humor e dos pensamentos distorcidos que alimentam, como a lenha faz com o fogo, o estado emocional pelo qual elas estão passando.

Pedir ajuda nesses casos é quase uma ofensa, um sinal de fraqueza. Porque existem aqueles que projectam a responsabilidade nos outros, esperando que sejam eles os que adivinhem o que está acontecendo e actuem adequadamente.

Felizmente, também encontramos aqueles que dão o passo e se atrevem a pedir ajuda. Porque isso de se calar e aguentar tem um limite, apesar de parecer mais fácil oferecer do que receber, existem momentos nos quais é necessário solicitar auxílio.

Não desista de si...

Castro Dias
 
(Terapias da Mente)

Culto das Emoções

    30
    0